Casa em Ocuilan / Palma

Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Luis Young

Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de ExteriorCasa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior, PortaCasa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Interiores, Arco, PilarCasa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior, TijoloCasa em Ocuilan / Palma - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Palma
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias :Luis Young
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Echale
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior, Porta
© Luis Young

Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois do terremoto de 2017, que afetou a parte central do México, surgiram iniciativas como a Reconstruir México, cujo objetivo era conseguir uma reconstrução consciente e efetiva das áreas comprometidas. Para isso, foram convocados 50 escritórios de arquitetura que se encarregariam de atender famílias em situação de vulnerabilidade. O projeto financiado por # LoveArmyMéxico e com o apoio de diferentes instituições como a Fundación Origen, ¡Échale! a tu Casa, Fideicomiso Fuerza México e PienZa Sostenible entregariam uma casa de 45m2 para cada uma das famílias afetadas.

Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Luis Young
Casa em Ocuilan / Palma - Imagem 17 de 24
Planta
Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Interiores, Arco, Pilar
© Luis Young

Para começar a projetar as casas, as equipes visitaram as famílias designadas para conhecê-las e descobrir as necessidades específicas de cada um dos membros. No nosso caso, o projeto seria para Axel, um menino de 8 anos que morava com os avôs.

Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Interiores
© Luis Young

No terreno dos avôs de Axel vivem também as famílias de suas outras duas filhas. A casa de Axel seria construída na parte de trás do lote, que possui uma diferença de altura considerável em relação à frente do terreno, onde moram atualmente as 3 famílias.

Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Luis Young
Casa em Ocuilan / Palma - Imagem 22 de 24
Maquete
Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Luis Young

A avó de Axel, cujo trabalho diário consiste em limpar espinhos de cactos, pediu que criássemos algum espaço ao ar livre que fosse diretamente relacionado com a cozinha. Outra exigência era incorporar um terceiro quarto para acomodar outro membro da família em caso de necessidade.

Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Luis Young

Buscando manter um orçamento reduzido, as casas deveriam ser construídas com o mesmo bloco doado pelas entidades e deveriam ter metragem não superior a 45m2.

Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior
© Luis Young

Para criar a sensação de amplitude no espaço reduzido, o projeto é configurado por uma série de reforços e paredes que, enquadrando determinados visuais ao longo do percurso diário, proporcionam uma profundidade que vai além dos limites construídos. Embora a planta da casa seja simples, um quadrado de 7 metros de cada lado com um pequeno pátio central, a utilização das referidas paredes permite evitar uma leitura simples e direta do espaço interior, conferindo um carácter de surpresa à proposta.

Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior
© Luis Young

Os 3 quartos estão dispostos na parte posterior da casa e estão voltados para a área mais arborizada do terreno, enquanto a cozinha e o pequeno pátio central, que serve de local de trabalho para a avó de Axel, ficam na frente do projeto e possuem vistas privilegiadas.

Casa em Ocuilan / Palma - Fotografia de Exterior
© Luis Young

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em Ocuilan / Palma" [Casa en Ocuilan / PALMA] 24 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965578/casa-em-ocuilan-palma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.